IGREJA BATISTA KADOSH

IGREJA BATISTA KADOSH

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS


IGREJA BATISTA KADOSH
GRUPO FAMILIAR -   EXODO 13 – 21 , 22      Pr. ROSENILDO SILVA
Mas a nossa reflexão de hoje não é a chuva e sim as NUVENS. O Texto bíblico que lemos nos fala da NUVEM, não de uma nuvem qualquer, mas uma nuvem com o símbolo da presença de DEUS no meio do povo durante o dia, e a coluna de fogo durante a noite.
E nesse tempo, diz o texto lido que DEUS cobriu o tabernáculo com uma NUVEM, ou seja, a NUVEM cobriu a Tenda da Congregação, enchendo o Tabernáculo com o resplendor da glória de Deus.
 SOB A NUVEM DE DEUS:

1a. Vantagem: SOB A NUVEM DE DEUS VOCE TERÁ A PROTEÇÃO DE DEUS. O v. 16 diz que: “Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem cobria, e de noite tinha a aparência de fogo”. O texto esta afirmando que esta nuvem cobria, ou seja, servia de proteção ao povo. A Nuvem era sombra para o dia ensolarado e também era calor e luz para vencer o frio da noite. Era o cuidado de DEUS para a vida daquele povo.

DEUS deu uma nuvem para protege-los no deserto. Por isso o salmista (91:1) diz que: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo descansa à sombra do Todo-Poderoso”. Ou seja, DEUS guardou o povo de desfalecer ou mesmo desistir da jornada rumo a terra prometida.

Esta é a mensagem de Deus para sua vida hoje: Quando você anda debaixo da nuvem de Deus,
você conta com a proteção de Deus.

Salmos 121:5-8 diz: “O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”.


2a. Vantagem: SOB A NUVEM DE DEUS VOCE TERA A ORIENTAÇÃO DE DEUS. O v. 17
diz: “Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam, e no lugar em que a nuvem descia, ali eles acampavam”. Ou seja, o povo de Deus precisava estar atento ao mover da Nuvem de Deus. A orientação de iniciar a caminhada ou parar para descansar vinha da Nuvem do Senhor.
Você pode visualizar naquele deserto milhares de seres humanos avançando sem qualquer conhecimento da rota que deviam seguir? Uma multidão numerosa de homens, mulheres e crianças, viajando através num tremendo deserto arenoso, sem bússola, sem guia humano, sem um celular, sem um radinho a pilha?…
Eles não podiam fazer planos para o dia seguinte: quando acampavam, não sabiam quando deveriam pôr-se em marcha novamente; ou quando em marcha, não sabiam onde iriam acampar! O que eles tinham que fazer? … apenas olhar para cima a fim de receber orientação de Deus. Os seus movimentos eram dirigidos pela Nuvem de Deus.

Assim como este povo estava com seus olhos fixos na nuvem esperando o cuidado de Deus, você também precisa olhar para o alto e buscar a orientação de Deus.
O livro de Hebreus 12:2 diz: “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé…” – É isso que Deus quer que você faça: Assim como aquele povo dependia inteiramente do mover da orientação de Deus, ELE quer que você faça a mesma coisa!

Você vai iniciar um namoro? Olhe para Jesus, receba orientação primeiro. Você vai construir? Vai trocar de carro? Vai fazer um negócio? Olhe antes para a orientação do Senhor. Nossa vida aqui é como a travessia de um deserto: desconhecido, arenoso, imprevisível. Por isso precisamos da Orientação do Senhor!
JESUS em João 8.12 disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue, nunca andará em trevas; mas terá a luz da vida”. Isto é direção! Isso é orientação divina. Você precisa dessa direção.
Você não precisa ir aonde Deus não orienta: Se a nuvem não está se movendo, não se antecipe… Se Deus não está orientando suas companhias… se Deus não está orientando que você se case… se Deus não está orientando que você se mude…

3a. Vantagem: SOB A NUVEM DE DEUS VOCE VAI DESCANSAR À SUA SOMBRA. O v. 18 diz que: “Conforme a ordem do Senhor os Israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.”
Ou seja, quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo da sombra do Senhor. Podiam ficar despreocupados porque a nuvem de Deus estava li.
De fato no livro de Deuteronômio 29:5 Moisés diz que: “Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto, nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram”. Tudo estava debaixo da providencia de Deus!
Alias o Salmista confirma isso em seu livro no capítulo 91:10-11 – “Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos”.
Quem está debaixo da nuvem não tem o que temer, pois descansa à sombra do onipotente Deus. Ele cuida de tudo para nós quando lhe entregamos a direção da nossa vida.
O Apóstolo Pedro expressa isso em sua primeira carta (5:7) – “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá, jamais permitirá que o justo venha a cair” (Salmos 55:22).
Quem sabe nestes últimos dias você tenha se tornado uma pessoa ansiosa, preocupada… alguma prestação está vencendo; o filho está mal na escola; o casamento passando por uma turbulência… inseguro no trabalho… alguns desempregados, não consegue enxergar melhoras… – SAIBA que debaixo da nuvem de Deus há esperança! Há um Deus que tudo pode fazer quando estamos debaixo de seus cuidados.

CONCLUSÃO:
Há muitas vantagens em permanecer sob a Nuvem de Deus. Ali encontramos proteção, encontramos orientação e descanso para nossas almas. Há um lugar para você debaixo da Nuvem de Deus.

FIRMES E CONSTANTES


FIRMES  E CONSTANTES.
O Apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios no capítulo 15 – 58, “Sede  firmes e constantes, sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.       Vamos fazer uma  análise rápida desse texto;  duas coisas nos chamam atenção, firmeza e constância. Paulo adverte a igreja,  primeiro seja firme,  isso quer dizer,  tem uma base sólida, não se incline nem para um lado nem para o outro, mantenha –se firme no seu propósito, não desvie sua atenção com nada, não se deixe levar por outras pessoas que querem a qualquer custo lhe desmotivar ou por dúvidas em seus planos. Uma das maneiras de alcançarmos o sucesso é manter o foco, lutar por nosso objetivo e sermos  perseverantes.
Em segundo lugar o Apóstolo Paulo diz; “seja constante”. A pior coisa é você conviver com pessoas inconstantes, pessoas que prometem e não cumprem,  que oferecem a ajuda, mas quando você pensa que pode contar com essa ajuda, vem a decepção, ela não existe. Tem muita gente que vive o tempo todo sendo inconstante, em qualquer coisa que se envolve, começa tudo e não termina nada. Faz um curso e depois outro, e outro... nunca   está satisfeito com nada, tudo ta ruim, nada serve. Não mantem o foco em um projeto e por isso acha que a solução é ficar pulando de galho em galho.
Ser constante é manter uma postura única, mostrar determinação e ousadia, olhando para o alvo, para o autor da nossa fé. Muitas coisas vão aparecer à nossa frente para tentar obscurecer o nosso alvo, fazer com que percamos a motivação e por consequência venhamos  a incorrer no erro da inconstância.
Para quem ficar  firme e permanecer  constante, existe uma recompensa, diz a palavra de Deus , o vosso trabalho não é vão.
Pr. Rosenildo Silva